Cor e textura da cera do ouvido pode identificar o seu estado de saúde

A cera é produzida pelo corpo para impedir que as bactérias e sujeira entrem através do canal auditivo.

PUBLICIDADE

Muitas pessoas não estão cientes que a cera não é apenas um acúmulo de sujeira dentro de nossos ouvidos. Por uma questão de saúde ela é produzida pelo corpo para impedir que as bactérias e sujeira entrem através do canal auditivo.

Consequentemente, este líquido pegajoso ajuda a manter os ouvidos saudáveis. A cor da cera pode revelar algo sobre a saúde. Aqui estão as diferentes cores de cera e o que dizer sobre a sua saúde:

Amarelo, úmido e pegajoso

Este tipo de cera é comum e normal entre os adultos. A qualidade úmida e pegajosa ajuda a prevenir o canal auditivo de secura.

Cinza

Cera cinza pode parecer incomum, mas você não precisa se preocupar. Esta cor é geralmente o resultado do procedimento de limpeza natural da orelha. No entanto, se a cera é seca, frágil e você sente coceira pode ser uma indicação de algum problema, assim, aconselha-se a visitar um médico.

Amarelo claro

Esta cor de cera de ouvido é comum em crianças. Os jovens tendem a produzir muito mais cera em comparação aos adultos, mas como eles envelhecem a produção gradualmente desacelera. Este tipo de cera de ouvido também tende a ser mais suave e mais brilhante do que a dos adultos.

Pegajoso e escuro

Se você notou que a sua cera de ouvido é mais escura do que o habitual, significa que o corpo está suando mais do que o normal. No entanto, ainda é um sinal absolutamente saudável.

Seca, escamosa e branca

Este é o tipo saudável e perfeitamente normal de cera de ouvido. Pessoas que têm este tipo de cera de ouvido tendem a ter menos odor no corpo do que aqueles que têm a cera mais escura. Presume-se que este tipo é mais comum entre asiáticos.

Úmida e com corrimento

Quando a cera vaza para fora das orelhas em enormes quantidades, contendo pus ou sangue, é definitivamente um sinal de tímpano perfurado. Neste caso, é aconselhável visitar um médico.

Cera com sangue

Ocasionalmente, o sangue seco aparece na cera. Se você ter notado isso, você deve procurar cuidados médicos urgentes, porque isso pode ser um sinal de tímpano perfurado.

Deixe um comentário