Cor do corrimento vaginal indica o que pode estar acontecendo com seu corpo

É muito importante ficar atento aos sinais do corpo, o corrimento é um deles.

PUBLICIDADE

O corrimento vaginal levanta questões comuns para as mulheres, incluindo o que é normal e o que não é.  Afinal o que é um corrimento vaginal? É um fluido liberado pelas glândulas da vagina e do colo do útero. O fluido transporta células mortas e bactérias para fora do corpo, ajudando a manter a vagina limpa e a prevenir infecções.

O corrimento vaginal normal varia em quantidade e varia em cor, de clara a leitosa, com cor branca. O corrimento também pode ter um leve odor, embora um odor desagradável seja sinal de uma infecção.

Há momentos em que as quantidades de corrimentos podem mudar. Imediatamente após a menstruação quase não há corrimento. Dois a três dias após o término do período menstrual, há um corrimento espesso e branco. Alguns dias depois, a consistência muda para parecer mais com muco. Antes da ovulação, a secreção torna-se clara e pegajosa, e antes do próximo período menstrual, a secreção é espessa e branca em consistência. 

O corrimento vaginal durante a gravidez é fino, branco, leitoso e com cheiro suave. A quantidade de corrimento também aumenta durante a gravidez. No entanto, durante a perimenopausa e a menopausa, o corrimento diminui devido a baixos níveis de estrogênio. 

Veja o que pode causar queda dos níveis de estrogênio, levando a pouco ou nenhum corrimento vaginal:

  • Medicamentos ou hormônios usados ​​no tratamento do câncer de mama, endometriose, miomas ou infertilidade
  • Cirurgia para remover os ovários
  • Tratamento de radiação para a área pélvica
  • Quimioterapia
  • Stress severo, depressão ou exercício intenso

Significado de Cor de corrimento vaginal

Branco 

Se a secreção branca e espessa for acompanhada de outros sintomas, como coceira, queimação e irritação, provavelmente se deve a uma infecção por fungos. Se não, é um corrimento normal.

Amarelo

O corrimento amarelo é um corrimento anormal, pois é um sinal de uma infecção bacteriana ou de uma infecção sexualmente transmissível.

Marrom

O corrimento marrom pode ser causada por ciclos de período irregulares. Se o corrimento marrom continuar aparecendo, a paciente deve marcar uma consulta com um ginecologista para ser avaliada. Isso pode ser um sinal de câncer uterino ou cervical. Além disso, durante a menopausa, uma mulher não deve ter nenhum tipo de sangramento vaginal, que também é um sinal de câncer uterino.

Verde

Ter corrimento verde não é normal. Este é um sinal de infecção bacteriana ou uma infecção sexualmente transmissível. Qualquer pessoa que tenha um corrimento verde deve procurar o seu ginecologista

Corrimento de Infecção por Levedura

Corrimento de infecção de levedura é causada por um supercrescimento de fungo na vagina. Os sintomas da secreção da infecção por fungos incluem uma secreção espessa, branca e semelhante a um queijo cottage, juntamente com coceira, vermelhidão, irritação e queimação. Aproximadamente 90 por cento das mulheres terão uma infecção por fungos em algum momento da sua vida. Infecções fúngicas não são contagiosas, e cremes antifúngicos sem receita estão disponíveis para o paciente usar. Mas, se os sintomas não melhorarem com o tratamento ou se ela tiver mais de quatro infecções fúngicas em um ano, ela deverá consultar seu médico. 

Deixe um comentário