Kefir: dicas de preparo, cuidados, como congelar e descongelar

Confira dicas importantes sobre Kefir e não tenha surpresas.

PUBLICIDADE

Alguns cuidados com o Kefir de Água são fundamentais para manter a qualidade e a saúde do seu produto, uma vez que ele passa pelo processo de fermentação pode acabar estragando. Mesmo que ele seja considerado um alimento que faz muito bem, é bom tomar algumas cautelas para extrair o máximo de benefícios.

Para preparar o kefir de água é necessários que os grãos sejam cultivados dentro da água com açúcar demerara, mascavo, ou ainda rapadura, mas em hipótese alguma utilize mel. A quantidade de açúcar utilizado e o tempo de fermentação são determinantes para a quantidade de álcool produzida. Para conservar em água é preciso que ele seja conservado em temperatura ambiente de 3 a 4 dias, em geladeira por até 3 semanas e no freezer por até três meses.

Para cultivar o Kefir de água é preciso aquecer 250 ml de água mineral, acrescentar ¼ de xícara de açúcar mascavo, demerara ou rapadura ralada e por fim mais 750 ml de água mineral e aguardar atingir a temperatura ambiente. Para esse preparo coloque de 3 a 4 colheres de sopa de kefir, tampe o vidro com gaze, amarre com elástico e espere de 24 a 72 horas em um local protegido da luz. Depois desse processo, coe os grãos e recoloque-os em um vidro com água de açúcar para reiniciar o processo.

Se a intenção é fortalecer ainda mais os benefícios do kefir, adicione uma fruta como ameixa, figo, limão ou pedacinhos de figo. Preste sempre atenção quanto à textura ou granulação, uma vez que ela pode ficar rala ou esfarelada, para tanto os coloque na água com açúcar a cada quinze dias.
É preciso ter cuidados essenciais como: nunca guardá-los em vasilhas de metal, cobre ou estanho, é necessário que seja de plástico, vidro ou inox; use somente água mineral ou filtrada; a água deve estar sempre em temperatura ambiente.

Congele o kefir desta maneira: é preciso colocar os grãos em um saco plástico e guardar no freezer, o que vai retardar o processo de fermentação. Já para descongelar são exigidos mais passos: deixar em temperatura ambiente; colocar em um vidro esterilizado com 150 ml de água; coar; repetir o processo de um preparo iniciar, deixar descansar por 6 horas e coar; repita o processo novamente que o seu kefir estará pronto para consumo.

Deixe um comentário