in

Já nevou no Rio! Veja os anos e os registros, última vez foi em 2013

De acordo com os dados levantados, o registro histórico de queda de neve, durante o inverno, no Parque Nacional do Itatiaia e em sua parte alta, isto é, no Pico das Agulhas Negras se resume em:
 
1867: Primeiro registro de nevasca em Itatiaia.  Junho de 1985: A neve que caiu no Parque Nacional de Itatiaia foi considerada atípica e atraiu bastante turistas. De acordo com o jornal O Globo, até na capital do estado, foi realizada uma operação de recolhimento de mendigos das ruas devido as baixas temperaturas.
 
Julho de 1988: Os termômetros registraram – 9˚C, sendo a temperatura mais baixa dos últimos 12 anos. A neve caiu por volta das 21 h e, somente por volta das 10h30m, do dia seguinte, o Sol seguiu derreter a neve. Muitos turistas aproveitaram para fazer bonecos de gelo e quebrar a capa de gelo formada na superfície dos córregos. Julho de 1996: Com a temperatura registrando – 6˚C houve a formação de geada no Parque de Itatiaia e a vegetação amanheceu com uma fina camada de gelo.
 
Agosto de 1999: Nevou na região durante dois dias. 2001: Nevou e a vegetação do Parque voltou a ficar coberta de neve e gelo.  2004: A neve caiu no alto da Serra de Itatiaia, sendo precedido por um temporal de granizo. O fenômeno durou 30 minutos e foi observado em áreas acima de 2 mil metros.
 
Maio de 2009: Formação de geada com registro de – 3˚C. Junho de 2010: Com as temperaturas baixas houve a formação de geada. Setembro de 2012: Houve queda de neve na área mais alta do Parque, cuja temperatura atingiu -9° C.  Julho de 2013: Os termômetros registraram dez graus negativos (-10°C) no Pico das Agulhas Negras. De acordo com o site Itamonte Net há registro, ainda, de temperaturas baixas, com nevascas na região, nos anos de 1928, 1970, 1973, 1975.
Publicidade

Fontes: Marlivieira (blog) / Itamonte Net / O Globo 

Publicidade
Publicidade

Leia Também

Gastos salariais disparam no Fla, saiba o motivo

Jogador revela motivo pelo qual não consolou goleiro Karius após falhas contra Real Madrid na final da Champions