in

Naqueles dias? Veja 5 mitos sobre a menstruação que você deveria saber

Todo mundo sabe que a menstruação faz parte da vida das mulheres, mas muitas pessoas ainda tem dúvidas sobre o assunto. As informações sobre isso geralmente são passadas pelas mães ou avós, mas algumas coisas nem profissionais conseguem responder, ou seja, algumas dúvidas não tem uma explicação médica. 

Ainda assim, surgem muitos mitos em torno deste tema como, por exemplo, dizer que mulheres que convivem juntas ou moram juntas começam a menstruar simultaneamente. Você já deve ter escutado falar nisso, mas é apenas um mito, pois cada pessoa é única e cada corpo tem manifestações individuais. O período menstrual não é alterado por convivência, se isso aconteceu, foi apenas uma coincidência. Confira outros mitos sobre a menstruação que muitas mulheres ainda acreditam.

#1 As relações sexuais são mais prazerosas

Pode realmente acontecer, mas não por causa da menstruação até porque o período de maior desejo sexual nas mulheres é na ovulação, ou seja, aproximadamente no 14º dia do ciclo menstrual. Muitos médicos acreditam que as mulheres sintam mais prazer durante a menstruação porque não tem a preocupaçao de engravidar.

#2 É impossível engravidar no período menstrual?

Bom, na teoria realmente é impossível que aconteça uma gravidez até porque a menstruação é a descamação da camada que é preparada para receber a gestação, mas nada em nosso organismo é assim tão simples. Os médicos indicam utilizar os métodos preventivos mesmo em período menstrual porque nosso corpo nunca trabalha com exatidão e pode ocorrer.

 #3 Absorventes internos podem romper o hímem e são proibidos para mulheres virgens

Mais um mito! Os absorventes internos tem até 1,9cm e o hímem tem até 2,5cm de abertura na puberdade. Além do mais, a virgindade é caracterizada pela prática da relação sexual, ou seja, mesmo que rompa o hímem – o que pode acontecer em diversas ocasiões a depender da garota – a pessoa continuará virgem.

#4 O risco de DST aumenta neste período

Não é verdade! Estando ou não no período menstrual, fazer sexo sem proteção deixa as mulheres vulnerávei a contrair doenças sexualmente transmissíveis.

#5 É errado praticar exercícios físicos no período menstrual

Fazer exercícios físicos é algo bom em qualquer momento da vida, incluindo o período menstrual. Além disso, os exercícios podem ajudar a controlar ou amenizar as dores de cólicas por causa da liberação de endorfina e outros hormônios de prazer.

 

Leia Também

10 séries médicas para quem é fã de Grey’s Anatomy

5 famosos que já foram casal e agora são bons amigos