3 receitas fáceis e baratas para quem mora sozinho ou quer surpreender

Quer comer bem sem gastar muito tempo ou dinheiro? Pois está no lugar certo! Seu objetivo é surpreender na cozinha, mesmo sem nenhum talento culinário? Também está no lugar certo! Aqui você encontra três receitas práticas para quem não abre mão de uma refeição bonita, mas não quer perder uma tarde inteira em frente ao fogão (ou não nasceu com dotes culinários para tal tarefa). Confira o passo a passo e bom apetite!

Omelete japonesa (tamagoyaki)

Ingredientes: 6 ovos, 2 colheres (sopa) de leite, sal e pimenta-do-reino, manteiga para untar e 50 g de recheio a gosto, sugestões boas são frios, queijo, tomate, salsa, nirá ou cebolinha japonesa, cebolinha verde etc.

Modo de preparo: bata os ovos com o leite, tempere com sal e pimenta-do-reino conforme seu gosto. Coe toda a mistura e adicione o recheio. Unte com a manteiga uma frigideira quadrada e, sobre fogo baixo, coloque 1 concha da mistura e incline a frigideira para espalhar por todo o fundo.

Quando a mistura secar por baixo, enrole a omelete e deixe-a em um canto da frigideira. Faça todo o processo com a frigideira novamente, colocando mais 1 concha da mistura, forrando todo o fundo (até por baixo da omelete reservada). Espere secar e enrole juntamente com a omelete pronta. Repita a operação até terminarem os ingredientes, obtendo um rolo grande. Então doure de todos os lados, fatie e sirva!

Panquecas de clara recheadas com carne

Ingredientes: 9 claras, ¾ de xícara (chá) de água, ½ xícara (chá) de fécula de batata, sal e temperos de preferência, 1 colher (sopa) de óleo. Recheio de carne moída refogada com queijo e presunto.

Modo de preparo: misture as claras com a fécula de batata, a água e tempere a gosto. Bata tudo e retire a espuma que se forma com uma escumadeira. Aqueça uma panquequeira ou frigideira antiaderente – unte com óleo para facilitar – e despeje uma porção da massa, forrando todo o fundo.

Deixe dourar no fogo baixo por cerca de 1 minuto (levante com uma espátula para verificar se dourou por baixo) e retire do fogo. Uma dica é deixar as panquecas cobertas com um pano à medida que for preparando. Quando terminar de dourar as panquecas, coloque uma porção do recheio no centro de cada disco de massa e enrole. Está pronto! Agora é só servir com o molho de sua preferência.

Crepe de ovo e creme de leite

Ingredientes: 2 ovos, 2 colheres (sopa) de creme de leite, sal e temperos de preferência (como pimenta-do-reino), manteiga para untar. Escolha um recheio de sua preferência, combina com tudo!

Modo de preparo: sem bater, misture os ovos com o creme de leite e tempere como preferir. Em uma frigideira untada com manteiga, forre o fundo com uma porção da massa, tampe a frigideira e deixe cozinhar por cerca de 3 minutos em fogo médio. Assim que a massa estiver cozida, retire e prepare os demais crepes até terminar a mistura.

Depois, basta colocar uma porção do recheio em metade do disco. Dobre ao meio duas vezes, formando uma espécie de triângulo. Daí é só servir!

Leia Também