ÚLTIMAS NOTÍCIASÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brasil irá crescer 3% este ano e taxa de desemprego irá diminuir, garante Eduardo Guardia

Ministro da Fazenda falou em crescimento do país e um futuro mais próspero para brasileiros com menor taxa de desemprego.

De acordo com o que disse o ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, a economia brasileira deve crescer cerca de 3 por cento em 2018. Segundo ele isso deve ajudar a combater em parte a taxa de desemprego no país. Ele afirmou ainda que após a passagem das dificuldades do biênio de recessão em 2015 e 2016, as famílias deverão perceber mesmo que minimamente, a sensação de bem-estar econômico relativa às baixas nas taxas de juros e inflação nos próximos meses. 

Sem fazer menções a quando a desocupação deverá ceder consistentemente no país, ele explicou referindo-se sobre o baixo uso da capacidade escalada: “natural que, na retomada, as empresas cresçam com a capacidade hoje existente e depois comecem a investir e elevar a oferta de emprego”

Mesmo com o Selic em seu menor nível histórico já registrado e ao cenário de baixa inflação, a taxa de desempregados pelo país voltou a subir no trimestre até o mês de fevereiro, o que resultou no menor índice de trabalhadores com carteira assinada desde o ano de 2012. O ministro também afirmou que uma prerrogativa constitucional para cumprir a nomeada Regra de Ouro das Contas Públicas no orçamento para 2019 deve ser utilizada pelo governo para controlar ainda mais a situação nos anos vindouros. Eduarado Guardia explicou que esta regra tem como finalidade barrar a emissão de dívida para financiar gastos correntes, porém, existe uma ‘excesão para a regra’, sendo que esta operação somente pode ser efetuada se houver a previsão de um crédito extraordinário no Orçamento para este propósito. “O entendimento é que usaremos esse dispositivo para o orçamento de 2019”, disse.

Nos últimos meses, quando o então ministro Henrique Meirelles pretendia desocupar o cargo para ser candidato nas eleições ao posto da Presidência da República, os horários e veículos que conversariam com o ministro eram divulgados precipitadamente. Desta vez, sob Guardia, o ministério fugiu à regra, surpreendendo a todos.

Leia Também

TAGS

Matheus Dayrell Reis

Sócio-fundador e redator do portal 1News Brasil. Sou apaixonado pela arte da escrita e busco escrever, principalmente, sobre o que me interessa e possa ser interessante ao paladar dos internautas, buscando levar informação relevante, verdadeira, imparcial e com rapidez aos leitores que prezam pela qualidade da leitura. Meu contato: matheus@1news.com.br

ARTIGOS RELACIONADOS

Close

AdBlock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios.