VIDA E ESTILOVIDA E ESTILO

Curiosidades e explicações sobre os olhos verdes

Veja algumas curiosidades e o que a ciência explica a respeito dos olhos verdes.

Você já reparou como é raro encontrar pessoas com olhos verdes ou azuis? Normalmente a maioria esmagadora das pessoas possuem olhos de tons escuros, a prova disso é que apenas 2% da população mundial tem olhos verdes.

 

Existe uma forte razão para os olhos verdes serem tão raros, trata-se da sensibilidade que os mesmos tem, confira algumas curiosidades a respeito:

 

RARIDADE: De acordo com estudos recentes, foi constatado que apenas 2% da população mundial tem olhos verdes, e que a maioria destas pessoas estão bem longe de nós, eles vivem em grande parte no Norte e Centro Europeu. Estima-se que entre 10% e 20% dos irlandeses, ingleses, escoceses e húngaros tenham os olhos verdes.

 

GENÉTICA: A cor dos nossos olhos são definidas através da mistura do material genético dos nossos pais, transmitidos pelos cromossomos 1, 15 e 19, nesse caso a cor castanha é dominante, para que uma pessoa tenha olhos azuis, é preciso que ela receba dois genes recessivos. E para ter olhos verdes, é preciso que haja um meio termo na hora da transmissão dos genes, um castanho com uma menor quantidade de melanina, sendo assim é bastante raro que alguém tenha olhos verdes.

 

MUDANÇA DE COR: Geralmente a cor que vemos nos olhos verdes é o resultado da disseminação da luz, desta forma é recorrente que os olhos verdes mudem de cor dependendo do clima local e até do humor da pessoa em questão.

 

CATARATAS E RESSECAMENTO: Apesar de serem belos, os olhos verdes também são bastante sensíveis ao clima e à luz natural do dia. De acordo com estudiosos, por terem uma tonalidade bastante clara, protegem menos a retina, o que resulta no ressecamentos e até doenças como a catarata.

 

VARIAÇÃO DAS CORES: Assim como os olhos verdes são resultado de uma mistura dos genes que herdamos dos nossos pais, a quantidade desta mistura pode ser responsável por várias tonalidades, dentre elas podemos destacar os olhos de âmbar e olhos de avelã que são castanhos com menos melanina, olhos violetas e azul-esverdeados, que são variações do verde e azul.

 

E aí, você é ou conhece alguém que seja uma raridade?

Leia Também

TAGS

Diomax Martins

Sócio-fundador do portal 1News Brasil. Ama tudo o que está relacionado a novelas brasileiras e estrangeiras, séries e TV. Neste espaço você ficará bem informado sobre tudo o que acontece com os artistas latinos e suas produções. Também poderá acompanhar artigos de variedades, saúde, política e estilo de vida. Quer falar comigo? Fique à vontade: diomax@1news.com.br

ARTIGOS RELACIONADOS

Close

AdBlock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios.