ESPORTESESPORTES

Copa do Mundo: historiadores criam álbum de figurinhas da competição de 1930 a 50

São três álbuns diferente com um total de 976 figurinhas e testo sobre cada Copa.

Febre entre os apaixonados por futebol, os álbuns de figurinhas da Copa do Mundo ganharam mais algumas versões deixando a coleção ainda mais interessante. A seleção brasileira é o único país a estar presente em todas as Copas do Mundo, contabilizando muita história em quase 100 anos de participação na maior competição de futebol. Pensando em trazer as curiosidades e contar quem eram os jogadores que viajavam em navios para disputar os jogos, quem foram os seus adversários e quem eram os estrelas nas Copas de 1930, 34, 38 e 50, historiadores criaram álbuns de figurinhas com mais de 970 fotos. 

Em entrevista recente, um dos idealizadores revelou que o desenvolvimento do projeto iniciou-se há nove anos e explicou que só depois de um logo tempo documentando de forma fiel as Copas do Mundo, ele os colegas conseguiram acumular em três álbuns diferentes, textos sobre cada competição, fichas dos jogos, a participação do Brasil e as figurinhas com as fotos adesivas. 

Heriberto Ivan Machado, Armando Kolbe Junior, Rogério Michailev e Luiz Fernando Evaristo vasculharam o acervo de bibliotecas e sites e encontraram detalhes como imagens a Biblioteca de Alexandria da seleção do Egito que disputou em 1934 e fotos de jogadores das Ídias Orientais, hoje a Indonésia, de 1938. “Achei um site chinês com aqueles caracteres todos e aí tinha uma foto do goleiro. E dentro do site tinham oito páginas com fotos dos jornais, com legenda”, conta um dos historiadores. 

A busca pelos registros daquela época foi incessante, as confederações das seleções não responderam a procura dos historiadores, que conseguiram imagens com alguns familiares dos jogadores. Embora não existirem problemas com diretos autorais por se tratar de fatos que ultrapassam 70 anos, ou seja domínio público, o arquivo consolidado de imagens é praticamente inexistente, uma vez que a classe raramente têm registros daquele tempo.

Leia Também

TAGS

Monique

Apaixonada por música, pedagoga e sócia-proprietária do 1News Brasil, atuo na área de mídias sociais e de redação da plataforma. Nesse espaço você encontra tudo sobre o seu ídolo favorito, recebe informações em primeira mão de lançamentos de singles e audiovisuais, notícias sobre séries de TV e tudo mais que envolve o mundo pop. Tem alguma sugestão ou deseja tirar alguma dúvida? Entre em contato via e-mail monique@1news.com.br ou se preferir pelo Facebook através do ícone abaixo.

ARTIGOS RELACIONADOS

Close

AdBlock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios.