VIDA E ESTILOVIDA E ESTILO

Vacina da gripe: gestante pode tomar?

Governo está prestes a iniciar campanha de vacinação contra a gripe em 2018.

Dentro em breve o Governo Federal vai anunciar o calendário de vacina contra a gripe de 2018, mas sempre eexistem muitas duvidas quando o assunto é relacionado a esta doença, uma das principais é: gestantes (mulheres grávidas) podem tomar a vacina contra o vírus da gripe?

 

Em todas as edições anteriores dos programas de vacinação as gestantes estavam incluídas nos grupos de risco. Isto significa que elas não só podem, como devem tomar a vacina a fim de não correrem o risco de desenvolver a doença em meio à gestação e para que evite transtornos maiores, as gestantes têm direito à vacinação gratuita e poderão tomar a dose a partir de 23 de abril, data prevista no calendário do Governo para iniciar a campanha anual de vacinação.

 

Tomei a vacina ano passado, preciso tomar novamente? A resposta é sim. O vírus causador da doença é do tipo mutante e, consequentemente, todos os anos as vacinas são revistas e atualizadas para combater aos novos vírus, vale lembrar que há pouco tempo surgiram muitas variações da doença e correram notícias sobre gripes como a suína a aviária…

 

Quais são as vantagens para as grávidas que tomam a vacina contra a gripe? A principal delas é diminuir o risco de complicações oriundas da doença, a principal delas é evitar que a simples e incômoda gripe evolua para uma pneumonia, algo de tratamento mais longo e com sintomas mais severos, especialmente para aquelas que estão mais próximas do parto. Nos casos mais graves, a pneumonia pode levar a gestante à morte. No ano de 2009, mediante uma pandemia do vírus influenza, a infectologista Rosna Richtmann, da maternidade Santa Joana em São Paulo, afirmou ter visto vários quadros graves e severos da doença. Na duvida, não vale o risco. Tome a vacina e previna-se.

Leia Também

TAGS

Bruno Araújo

Sou apaixonado por jornalismo e prezo pela veracidade e imparcialidade das informações. Embora escreva sobre quase todos os assuntos, minhas prioridades são: política, esporte, concursos, economia, tecnologia, séries, dentre outras. Acompanhe esse perfil e fique por dentro das principais notícias do país e do mundo em primeira mão. Quer falar comigo? bruno@1news.com.br

ARTIGOS RELACIONADOS

Close

AdBlock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios.