TECNOLOGIATECNOLOGIA

Facebook avisa usuários sobre vazamento de dados

Brasil é o oitavo país mais afetado com perfis invadidos, já são mais de 443 mil casos.

A partir desta segunda-feira, dia 9, o Facebook passa a informar seus usuários quando acontece o vazamento de dados dos perfis. A atualização acontece para todo o mundo, incluindo Brasil. A medida foi tomada a partir do vazamento de dados para a Cambridge Analytica. Assim, para quem sofreu com o vazamento feito pelo site “This Is Your Digital Life“, o comunicado deixa claro que o teste foi banido pelo fornecimento de dados à Cambridge Analytica.

Assim, visando melhor segurança, a rede social criou duas novas maneiras de alertar sobre invasões de privacidade: uma voltada para as vítimas e outra focada nos perfis que podem ser alcançados. A programação do novo alerta prevê que o aviso é realizado gradativamente. Primeiro, aparece no topo do Feed de Notícias.

O alerta está ativo para o aplicativo nas versões para iPhone (iOS), em smartphones com Android e na plataforma para desktop. A nova mensagem também mostra orientações de proteção virtual e encerra com um botão para que o usuário conheça mais sobre como foi afetado pelo vazamento.

Já para os perfis que não foram atingidos pelo vazamento de dados para a Cambridge Analytica, o Facebbok deve apenas enviar uma mensagem que destaca a importância do controle de dados na Internet. Na oportunidade, ainda aparece um atalho para configurar as permissões concedidas a aplicativos externos (aqueles que usam informações do Facebook, como testes e jogos, por exemplo).

Vale lembrar que o recurso de permissões de aplicativos externos não é uma novidade do Facebook, pois o recurso já existe. O novo atalho apenas facilita o acesso do usuário para que novas diretrizes de privacidade possam ser aplicadas. Se você quiser alterar alguma permissão desde já, a função está disponível no menu de configurações do Face.

Leia Também

TAGS

Mayra Michel

Jornalista, que ama escrever notícias boas, por isso me especializei em entretenimento. Mas não é só de TV e Famosos que vive uma comunicadora, então também faço conteúdo sobre o que está rolando no Brasil e no mundo. Tudo para melhor atender ao leitor, sempre! Com mais de 10 anos de formada e pouco mais que isso de experiência, hoje sou sócia-fundadora do portal 1News Brasil.rnSe quiser falar comigo, é fácil, mande sua mensagem para mayra@1news.com.br .
Close

AdBlock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios.