Enem 2020 – como serão as provas na pandemia; temperatura dos candidatos será medida

Inscrições para o Enem começam nesta segunda-feira (11) e os candidatos receberam as atualizações do MEC.

PUBLICIDADE

Uma importante notícia pegou os estudantes brasileiros de surpresa nesta segunda-feira, que marca o início das inscrições para o Enem 2020, maior concurso de seleção para vagas universitárias do Brasil e onde candidatos podem concorrer às vagas pelo ProUni e bolsas em universidades particulares.

As provas serão aplicadas de forma tradicional, com os alunos se deslocando até os locais do exame. As datas das provas, a serem prestadas de forma presencial, não foram postergadas, isto causou um enorme espanto para a maioria dos interessados no processo seletivo. Mesmo com as aulas paradas e com a rotina dos estudantes alteradas devido às salas de aula estarem vazias, o calendário ‘normal’ está mantido.

A prova continuará sendo aplicada em dois dias e está agendada para 1º e 8 de novembro. Houve muitos pedidos para que o Inep, órgão do Governo responsável pelo concurso, adiasse a aplicação dos exames. Embora possíveis mudanças na data de aplicação das provas não estejam totalmente descartadas, em princípio, o calendário será mantido com mudança apenas a depender do cenário futuro da pandemia.

Candidatos terão temperaturas aferidas

Conforme noticiado pelo Jornal Hoje, do noticiário da Rede Globo, há um protocolo que prevê uma forma de controlar o acesso seguro aos ambientes de prova, dentre eles o controle de temperatura dos candidatos. Entretanto, nem a emissora, tampouco o Governo deram maiores detalhes de como este controle seria feito e se vão existir outros métodos de controle ou restrição de acesso para pessoas potencialmente infectadas pelo novo coronavírus.

A notícia das inscrições vem em um momento onde os números de novos casos e vítimas fatais não param de subir, nesta segunda, as mortes pela doença já ultrapassam a barreira de 11 mil pessoas.