TV E FAMOSOS

Cinco filmes para refletir sobre Consciência Negra

O dia 20 de novembro é um data especial dedicada a comemoração e a reflexão da luta contra o racismo. Nesta data em que se fala muito sobre combate contra o preconceito, representatividade, empoderamento dos negros, separamos cinco filmes sobre o tema que o farão refletir sobre a importância desta discussão nos dias de hoje e entender que esta deveria ser uma luta diária de todas as pessoas.

A 13ª Emenda (2016)

Ava DuVernay coloca o dedo ainda mais fundo na ferida neste documentário, feito para a Netflix, na qual investiga o sistema penitenciário dos EUA para expor a diferença de tratos entre brancos e negros.

O Nascimento de Uma Nação (2016)

Atualmente em cartaz nos cinemas, o filme mostra uma rebelião de escravos contra os maus-tratos aos quais são submetidos.

12 Anos de Escravidão (2013)

O filme vencedor do Oscar de 2013 conta a história trágica de Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor), homem livre que é sequestrado, vendido como escravo e passa a viver um pesadelo.

Histórias Cruzadas (2011)

O filme de Tate Taylor faz um retrato da segregação racial durante os anos 60, a partir da relação entre as famílias ricas e os funcionários negros de suas casas. Filme mostrou ao mundo o talento e sensibilidade da atriz Viola Davis.

Mississipi em Chamas (1988)

Gene Hackman e Willem Dafoe são dois agentes do FBI destacados para um caso na cidade de Mississipi, onde o crescimento da Ku Klux Klan e a luta dos negros por igualdade entra em rota de colisão.

A Cor Púrpura (1985)

Steven Spielberg contou o drama de uma jovem negra que cresce sofrendo abusos do pai e de várias pessoas que passaram por sua vida durante quatro décadas. O filme foi indicado a 11 Oscars.

Leia Também

ARTIGOS RELACIONADOS

error: Conteúdo Protegido!

AdBlock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios.