CulturaVARIEDADES

Lançamento do livro Sara e Pitoco

Você acredita em amor à primeira vista? Já imaginou ter um amigo inseparável para brincar, sonhar e contar mil histórias até cansar? Poder contar as estrelas juntos, brincar de pega-pega, ver o dia virar noite e a noite virar dia?  A relação de amizade e afeto entre a menina Sara e seu cachorrinho de estimação é o tema abordado pelo livro infanto-juvenil Sara e Pitoco, de autoria de Geane Saggioratto e Ana Reimann, com ilustrações de Guilherme Bevilaqua.

A obra, que teve sua primeira edição em 2008 e está esgotada nas livrarias de todo o país, será relançada em 2016 em formato e-book. Uma segunda edição do livro também está prevista para 2017, desta vez, os autores contam com um site de crowdfunding, o Catarse, para relançar a impressão.

Para a autora Geane Saggioratto, a relação com os animais de estimação são fundamentais e deixam memórias e experiências que ficam para sempre na vida das pessoas: “Eu desde criança corro atrás de cachorro, brinco com cachorro, me divirto, acho o máximo uma criança se relacionar com um outro ser, que também tem suas necessidades”, explica.

Com uma linguagem poética, divertida e lúdica, Sara e Pitoco encanta crianças e adultos. As ilustrações em aquarela foram pensadas para ressaltar as nuances dos personagens, devido à riqueza poética da técnica. O ilustrador Laqua explica também que tratou a linguagem das ilustrações como story-board, o que proporciona ao leitor uma participação mais intensa na história: “Eu acredito que a maneira como as ilustrações estão representadas causa o efeito de parecer que você está dentro da história. É como se o leitor estivesse com uma câmera na mão passeando junto com a Sara, observando tudo por um olho mágico”.

Se as imagens encantam pela ludicidade e pela belíssima aquarela, o texto encanta pela estrutura rimada e principalmente pela forma como as ideias de amizade e afeto são tratadas pela obra: “Quando fomos escrever a história, surgiu a pergunta: de que forma as crianças estão se relacionando não apenas com os animais, mas com outros seres vivos? E então pensamos na afetividade e na importância dela para as crianças e para a formação delas, como pessoas, como seres humanos”.

 

Como o tempo passou, mas os lúdicos personagens não foram esquecidos pelos leitores, que até hoje ainda procuram pela obra nas livrarias, os autores sentiram a necessidade e a vontade de lançar uma segunda edição da obra. E o momento não poderia ser melhor: o reencontro da equipe para a criação de uma nova obra, que está em processo, fomentou o desejo de continuidade do trabalho: “Sentimos a necessidade de lançar um e-book da obra, para levar o livro em um outro formato, dentro de uma nova linguagem, para as crianças que estão atentas as novas tecnologias.

Leia Também

Marli Prado Ulprist

Jornalista, assessora de imprensa e sócia - diretora do 1 News Brasil, formada há mais de 10 anos em comunicação social com habilitação em jornalismo. Amo a minha profissão e escrever é o que mais gosto, é mais que um hobby, é muito amor envolvido em cada matéria. Para entrar em contato comigo mande um e-mail para marli@1news.com.br

ARTIGOS RELACIONADOS

error: Conteúdo Protegido!

AdBlock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios.