TECNOLOGIA

O algoritmo do Facebook e como ele escolhe as notícias

As redes sociais são um lugar para você atualizar seus amigos sobre algo que esteja acontecendo em sua vida, se informar sobre a vida deles, ler notícias e tal… Mas e quando o algoritmo deles fica louco e começa a te enviar reportagens falsas nos Trending Topics? Pois é exatamente esse um dos problemas pelo qual o Facebook, maior rede social do mundo vem passando.

Quando algo começa a ser relevante no noticiário, muitas pessoas falando sobre aquilo, curtindo e compartilhando, esse ‘algo’ começa a ganhar grande relevância de alcance pelo algoritmo, é uma espécie de fórmula na qual o Facebook avalia a importância do que está sendo postado naquele momento e se tem ou não boa aceitação.

Ocorre que, segundo o jornal ‘El País’, desde a semana passada a direção da rede social achou por bem que deveria ‘por na rua’ sua equipe de humanos que monitoravam o que o algoritmo vinha fazendo, o que estava sendo postado e o sucesso do que estava sendo wp1newsbr_postsdo. A pane foi tão gigante que vídeos como um homem se masturbando com pão de hambúrguer e uma história falsa da jornalista Megyn Kelly viralizaram no Facebook.

Perguntados a respeito da demissão e a opção pelo algoritmo ‘autodidata’ os diretores da rede social não se manifestaram sobre o caso.  A ideia, nem de longe parece ter sido apropriada.

Leia Também

ARTIGOS RELACIONADOS

error: Conteúdo Protegido!

AdBlock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios.