OutrosTECNOLOGIA

Maior superlua dos últimos 68 anos ocorre nesta segunda-feira. Saiba o horário exato

Para aqueles que apreciaram a superlua que ocorreu no último mês de outubro, é hora de se preparar. Nesta segunda-feira (14) ocorre a maior superlua dos últimos 68 anos.

Não será necessário telescópio ou algum equipamento especial para apreciar essa maravilha da natureza, pois se não houver nuvens, o fenônemo poderá ser visto da janela de sua casa. De acordo com o astrônomo Gustavo Rojas, da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), o fenômeno ocorre porque no auge do perigeu ela estará a apenas 356.511 km da Terra. A última vez que ele ficou mais perto do que isso foi em 1948, quando a distância do perigeu foi de 356.462 km.

Mas o fenômeno não ocorrerá no momento do perigeu, que será às 09h21 horário de Brasília. A superlua ocorrerá no momento de lua cheia que será as 11h54 horário de Brasília. Neste exato momento a lua estará apenas a 363.338 km da Terra. Se compararmos com a superlua do último mês de outubro, ela ocorreu com o satélite a uma distância de 364.687 km da Terra.

Segundo Rojas, mesmo o fenômeno ocorrendo na manhã brasileira, o evento pode ser melhor aproveitado na noite de segunda-feira. Este fim de ano ainda reserva mais uma superlua para os amantes do céu. A superlua de dezembro encerrará a sequência de três seguidas.

Leia Também

Nellysson Silva

Sócio-fundador do portal 1News Brasil. Quer falar comigo? Fique à vontade: nellysson@1news.com.br

ARTIGOS RELACIONADOS

error: Conteúdo Protegido!

AdBlock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios.