EnemOPORTUNIDADES

Enem 2017 não deve ter redação e pode ser feito em somente um dia

O Ministério da Educação está estudando sérias mudanças para as próximas edições do Exame Nacional do Ensino Médio, popularmente conhecido como Enem. Atualmente ele é realizado em dois dias, sendo um composto por 90 questões de Humanas e Naturais, enquanto o outro é composto por 90 questões de Exatas e Linguagem, além de uma Redação.

Entre as mudanças previstas, o fim da Redação pode ser um deles. Já se espera que, caso se oficializem as decisões, isso cause uma enorme polêmica, não só entre os estudantes como também entre as instituições de ensino superior, que provavelmente não receberão bem a notícia.

Nas redes sociais, muitos já são os comentários descontentes. Caso aprovadas, as mudanças podem dificultar ainda mais o ingresso dos jovens em universidades. Isso porque há a preocupação de que as instituições de ensino superior se recusem a receber alunos que passaram por um vestibular sem a determinada provação textual, algo fundamental em nível acadêmico. Nesse ponto, muitas universidades poderiam retornar com os vestibulares tradicionais.

A defesa de uma prova mais condensada, no entanto, agradou muitos estudantes, tendo em vista que o Enem sempre foi considerado uma prova cansativa. Além disso, a possibilidade de aplicação da prova três vezes ao ano também pode facilitar o ingresso.

Até o momento, tudo é somente especulação e análise. Mudanças concretas só devem ser divulgadas no próximo ano.

Leia Também

Tiago Costa

Especialista em teledramaturgia brasileira e latino-americana.

ARTIGOS RELACIONADOS

error: Conteúdo Protegido!

AdBlock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios.