Índios brasileiros usam ervas medicinais contra o novo coronavírus

A Covid-19 segue avançando por todo Brasil e fazendo vítimas fatais, apesar dos esforços para barrá-la.

PUBLICIDADE

O novo coronavírus já infectou pessoas de todo o Brasil e há uma preocupação especial com os povos indígenas. Mas um grupo de índios está navegando pela Amazônia brasileira em busca de ervas medicinais que são levadas para as aldeias e usadas no tratamento dos sintomas da Covid-19.

O sistema de saúde do estado do Amazonas está saturado e conseguir atendimento médico em Manaus está cada vez mais difícil devido ao número reduzido de leitos nos hospitais.

Diante deste cenário, os indígenas da aldeia Waikiru estão recorrendo aos conhecimentos de seus ancestrais para conseguirem garantir a boa saúde e encontrar uma forma de combater os sintomas da Covid-19.

O líder André Sateré Mawé deu uma entrevista à AFP e explicou: “A gente tem tratado todos os sintomas que temos sentido com os próprios remédios caseiros, que nossos antepassados vieram passando”. Na aldeia dele são 15 famílias que estão preocupadas com o avanço do novo coronavírus na região.

André disse que cada um ajuda com o conhecimento que tem e assim eles vão juntando os remédios e experimentando para tentar acabar com o sintoma da doença.

Eles usam casca de carapanaúba, pois esta é uma árvore com propriedade antiinflamatórias. Também utilizam saracuramirá, já usada no tratamento da malária. E tem ainda um chá com vários ingredientes, entre eles: alho, jambu, hortelã, casca de manga, mel e também gengibre.

Uma mulher que mora na aldeia suspeita que tenha sido contaminada pelo novo coronavírus, mas nenhum teste foi feito para confirmar o diagnóstico. Ela disse que após ingerir um xarope caseiro melhorou o cansaço e revelou: “Parece que ia prendendo meu pulmão. Senti falta de ar e tomei o xarope”.

A Secretaria Especial de Saúde Indígena informou que 23 indígenas já vieram a óbito por causa da Covid-19 e 371 estão infectados pelo novo coronavírus na região.