Marli Prado Ulprist-Você sabia que as flores também são fonte para uma alimentação saudável para o corpo?
Reprodução

As flores fazem muito bem para o nosso corpo e mente. E não é só pelo fato de tocar, cheirar, admirar... elas também são ótimas escolhas para uma alim

Por: Marli Prado Ulprist
09/11/2016 - 14:33

A beleza das flores encanta a primavera. As cores chamam a atenção, o cheiro desperta aromas e além do tato, a visão e o olfato, o paladar também pode ser um sentido explorado. De acordo com a gestora de culinária natural do Clorofila, Marcia Bessa, as flores têm muitos benefícios e fazem muito bem para o corpo e a mente do ser humano. Sendo elas cultivadas ou até mesmo apreciadas, as propriedades são inúmeras.                                                                                                      

“O hábito de cultivar flores reduz o estresse e melhora o humor. E além disso, para quem deseja ter uma alimentação mais saudável, só tem a ganhar na qualidade de vida quando passa a plantar, para consumo próprio, hortas, vegetais, ervas e até mesmo as flores comestíveis”, conta. Porém, sempre é preciso ter precauções quando se fala em flores, já que elas não são muito comuns no nosso cardápio. “É importante comprar de fornecedores especializados em produtos orgânicos, e antes de consumir as flores comestíveis a pessoa deve estar segura de que não apresenta alergia a essas flores e ao pólen”, afirma Marcia Bessa.                                    

Se você tem interesse de começar o cultivo em casa, o trabalho é bem simples. As flores comestíveis necessitam do sol apenas por 4 horas e devem ser adubadas de 30 em 30 dias. Para os que querem colocar as opções no cardápio, segue abaixo algumas opções e algumas receitas:       

Calêndula: a calêndula é popularmente chamada de maravilha, verrucária, bem-me-quer, mal-me-quer e margarida dourada. Trata-se de uma planta com propriedades anti-inflamatórias, adstringente, analgésica, anestésica, antibacteriana e constantemente é indicada para fins homeopáticos. Da sua flor, usa-se apenas as pétalas, pois  o talo e a base são muito duros.

Capuchinha (Tropeoalum majus):  é uma flor comestível com sabor picante usada em saladas e em sucos verdes. Ajuda no combate a doenças dos rins e da bexiga e contém vitamina A.

Crisântemo: usa-se as pétalas e as folhas novas em saladas, e é rica em vitamina D e  E.

Flor de Mel: tem sabor adocicado com cheiro de mel. Usa-se comumente em peixes, saladas e saladas de frutas. Contém vitamina A .

Hibisco: flor muito usada em chás em infusão quente ou fria e em suco muito nutritivo. Suas sementes são ricas em proteínas que podem ser feita uma farinha que pode ser adicionada a uma sopa, feijão e etc.

Flor de coentro: rica em vitamina C, é excelente em receitas de peixes. Tem sabor mais suave do que a própria erva.

Viola dourada: é um tipo de violeta perfumada usada como sobremesa na culinária francesa. Devido seu sabor amargo, serve bem como geleia. Observação importante: As outras violetas comuns não são comestíveis.

Caruru (Amaranthus viridis L.): o Caruru, tem parentesco com a quinúa. Suas flores são usadas junto com as folhas em forma de patês, preparados com tofu ou tahine. Além disso, suas folhas podem também ser usadas em refogados e as sementes são cozidas ou torradas para serem usadas como recheios e como cereal. Esta planta é muito usada na cozinha macrobiótica e contém ferro.

Amor-Perfeito: delicada, deve ser embalada e guardada na geladeira por até três dias, caso não utilizar no dia. De sabor suave de rosas e levemente adocicado, pode ser usado em qualquer prato, em saladas ou sobremesas. Rica em vitamina c, pode ser utilizada como um xarope expectorante natural. Além disso, ajuda no sistema imunológico e melhora também a circulação sanguínea.

Mini rosas: atua como anti-inflamatório. Além de decorar bem os pratos, suas pétalas são usadas em saladas, geleias, gelatinas, pudins, cremes e até licores. Cotém vitamina C.

Flor De Abóbora: as flores de abóbora podem ser utilizadas em sopas, e acompanhamentos para macarronadas, principalmente na gastronomia mexicana. É também uma fonte importante de cálcio.

Flor de Jasmim: seu uso vai além dos chás até perfume, por possuir fragrância agradável. Tem propriedades calmantes, para controlar ansiedade e depressão.

Flor de Dente de Leão: a melhor maneira de utilizar suas flores é no preparo de chás em infusão e em pratos quentes. Possui betacaroteno, além de conter ferro e cálcio. Porém suas folhas novas, são usadas em saladas na culinária macrobiótica.



Marli Prado Ulprist

Marli Prado Ulprist, jornalista e assessora de imprensa. É redatora e sócia-fundadora da 1 News Brasil.

comentários

VENHA FAZER PARTE DO
1NEWS BRASIL

O Portal 1News Brasil é a primeira plataforma
de jornalismo independente 100% brasileira.

Alcance milhares de leitores com artigos relevantes
Ganhe dinheiro com os acessos em seu artigo
Utilize suas redes sociais para divulgar seus artigos
e faturar cada vez mais

Cadastre-se e Comece a Ganhar



Entrar



Esqueceu a senha?