BrasilNOTÍCIAS

Veja quais os benefícios adquiridos ao mastigar corretamente

É durante a digestão das refeições que o corpo aproveita todos os alimentos ingeridos, e é por este motivo que mastigar e insalivar corretamente são os primeiros passos para tornar a alimentação mais saudável e nutritiva. Dessa forma, pode-se afirmar que mudar o hábito não é só comer coisas saudáveis, mas saber como fazer a ingestão correta dos alimentos e reconhecer a importância de todo o processo que envolve a mastigação.    

Para Marcia Bessa, gestora de culinária natural do Clorofila (Centro de Auto Educação Vitalícia), relata que uma pessoa que não mastiga corretamente os alimentos acaba não absorvendo praticamente nada dos nutrientes necessários, além de acabar prejudicando o estômago, que não possui dentes para fazer este processo de mastigação. “Ao mastigar, o cérebro recebe avisos e se prepara quimicamente para a captação dos nutrientes, e por isso é importante fazer o processo certo”, afirma. 

A mastigação, quando feita de forma lenta e correta, faz com que o cérebro receba a informação do que o indivíduo está consumindo naquele momento. “O estômago avisa o cérebro para liberar os hormônios de saciedade, e esta comunicação aumenta a sensibilidade para a percepção de que aquela pessoa está realmente satisfeita. A mastigação deve ser lenta justamente porque o cérebro precisa receber o aviso do estômago e assim trabalhar a ingestão de alimentos em pequenas quantidades”, orienta a gestora.

Na pressa do dia a dia e com a rotina apertada, mastigar errado se torna um ciclo vicioso, principalmente porque vivemos em uma sociedade que nos instiga a produzir o tempo inteiro, inclusive durante o almoço.

Sinta a diferença

A mastigação e a insalivação correta dos alimentos pode auxiliar na resolução de vários incômodos diários, pois muitos sintomas ruins estão ligados ao estilo de vida e a alimentação de cada indivíduo. Opte por melhorar a saúde e a disposição no dia a dia, ajudando a eliminar a apetência por doces, flatulências, stress e o mau hálito. Mastigando corretamente, Marcia Bessa afirma que o corpo começa a sentir melhor o sabor dos alimentos, além de ter suas glândulas ativadas e o organismo alcalinizado. Além disso, é importante ressaltar que o consumo de líquidos atrapalha no momento da digestão dos alimentos. “Líquidos dificultam a ação dos ácidos gástricos que acabam resultando em uma má digestão, além de não contribuírem em nada para com a mastigação, já que basta engoli-los”, conclui a gestora de culinária natural. 

Leia Também

Marli Prado Ulprist

Jornalista, assessora de imprensa e sócia - diretora do 1 News Brasil, formada há mais de 10 anos em comunicação social com habilitação em jornalismo. Amo a minha profissão e escrever é o que mais gosto, é mais que um hobby, é muito amor envolvido em cada matéria. Para entrar em contato comigo mande um e-mail para marli@1news.com.br

ARTIGOS RELACIONADOS

error: Conteúdo Protegido!

AdBlock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios.