OpiniãoVARIEDADES

Gatos (Kedi) é uma bela declaração de amor em forma de documentário

Ambientado em Istambul, Kedi consegue ser um documentário leve, bonito e envolvente sobre os felinos em outra cultura.

Felinos são uma grande atração no mundo animal. Amando ou odiando, todos tem uma opinião a respeito dos bichanos, que exercem fascinação desde a antiguidade, sabidamente em locais como o Egito antigo e a Pérsia, por exemplo. Não por acaso, o Youtube Red, produtora da plataforma de streaming, escolheu Istambul, coração da Turquia e epicentro do eixo leste-oeste como palco para a realização de um belo documentário sobre esse nobre animal em 2016, que chegou ao Brasil, inclusive em alguns cinemas, em meados de 2017.

 

Gatos, ou Kedi em turco, conta a vida de diferentes felinos, todos na cidade de Istambul. Conduzido com sensibilidade extrema, inclusive na sutil passagem de uma morte, Gatos encontra sua maior qualidade ao expor diferentes gatos, com diferentes personalidades, em diferentes partes da cidade, com diferentes tutores humanos (gatos não tem dono, não se enganem) de diferentes extratos sociais. De uma dona de loja aparentemente bem de vida, a uma dona de casa de vida suburbana, a um senhor aposentado, um restaurante e até mesmo um pescador mais rude, cada um tem sua história, seu companheiro felino e um diferente motivo para amar essas criaturas tão envolventes.

 

Diferentes personalidades, com diferentes gatos, e diferentes vidas que colocam em cheque se o melhor companheiro do homem seria de fato o cão, em uma cultura tão antiga quanto fascinante como a Turquia se mostrando o cenário ideal para retratar o mais interessante dos animais domésticos, em um curto e delicioso documentário que é uma declaração de amor à raça como um todo e que certamente conversará de igual para igual com todos aqueles que já tiveram a sorte de amar e ser amado por esses incríveis seres que transitam entre o óbivo e o sutil e que marcam nossas vidas de forma indelével. 

 

 

Leia Também

Benedito Villela Alves Costa Junior

A escrita surgiu da vontade de dividir meus pensamentos com os outros, sou um contador de histórias apaixonado por filmes, séries, livros e música. Admirador das artes em geral. Colunista, articulista, palestrante, professor e advogado por profissão. Wonderlust. Estou sempre aberto à críticas, sugestões, idéias e outros pontos de vista. Deseja falar comigo? É fácil: mande um e-mail para beneditovillela@1news.com.br. Ah, importante, aqui não tem SPOILERS. Entre e sejam bem vindos.

ARTIGOS RELACIONADOS

AdBlock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios.