OPORTUNIDADESVestibular

Sisu: inscrições abrem nesta terça-feira (23/01)

Descubra como se inscrever no Sisu usando sua nota do Enem 2017 e entre para a universidade!

Estarão abertas nesta terça-feira (23 de janeiro), as inscrições para o SISU (Sistema de Seleção Unificada). O SISU é um programa do governo federal criado para distribuir nas mais diversas universidades federais de todo o país, estudantes que realizaram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Neste ano, estarão disponíveis 239.601 vagas que serão divididas entre 130 universidades em todo o território nacional.

 

Estão aptos para realizar a inscrição, estudantes que realizaram a prova do Enem em 2017, tiraram nota superior a zero na redação e já alcaçaram a maioridade. Para se inscrever, basta acessar o site do SISU, portando a senha que foi cadastrada no ato da inscrição, na página do participante, e o número de inscrição. 

 

A seleção dos candidatos é feita por meio da média obtida através da soma das cinco notas dividida pelo número cinco, através deste resultado, pode-se obter a média da nota. Compara-se a nota do candidato com a nota de corte do curso escolhido, esse processo diz se o participante foi aprovado ou não. As inscrições ficarão abertas até a próxima sexta-feira (26/01), e o resultado da primeira chamada regular sairá no dia 29 do mesmo mês.

 

Sisu abre inscrições no dia 29 de janeiro; veja detalhes

 

As inscrições para a primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em 2018 serão abertas no dia 29 de janeiro e terminam às 23h59 do dia 1º de fevereiro. Ao todo, serão oferecidas 239.601 vagas em 130 instituições.


O Sisu acontece duas vezes ao ano (em janeiro e julho) e os postulantes concorrem às vagas em universidades federais e institutos federais de educação, ciência e tecnologia, além de instituições estaduais.


No Sisu, as instituições oferecem vagas a estudantes com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que foi realizado em novembro por mais de seis milhões de pessoas em todo o Brasil.


A diferença do Sisu para o Programa Universidade Para Todos (Prouni) é que o primeiro dá vagas em instituições públicas, enquanto o segundo oferece vagas em instituições estaduais.


Cada candidato pode se concorrer em até dois cursos e a obtenção da vaga depende da nota alcançada no Enem. Quanto maior a nota, maiores as chances de conseguir um bom curso, em uma boa instituição.

 

 

Leia Também

Tatiane Braz Laurenço

Sempre gostei de jornalismo e notícias de uma forma peculiar, por isso, prezo pela verdade em cada artigo que escrevo. Procuro sempre estar antenada com os acontecimentos do mundo para que a velocidade da informação seja sempre rápida. A escrita me encanta e quando percebo que posso escrever sobre qualquer coisa, me sinto realizada. Para ter a melhor informação dentro do menor espaço de tempo siga esse perfil.

ARTIGOS RELACIONADOS

AdBlock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios.