SaúdeVARIEDADES

Alfabetização do paladar: entenda a técnica para ensinar uma melhor alimentação

A técnica é usada para ensinar crianças a gostar de uma alimentação mais natural e saudável.

O Centro de Recuperação e Educação Alimentar, que atua em São Paulo, está usando uma nova técnica para ajudar as crianças a se alimentarem de forma melhor: a Alfabetização do Paladar. Consiste em uma maneira de ensinar às crianças que comer vegetais pode ser divertido. As crianças brincam com o brócolis, chamado por elas de “arvorezinha”, e chegam a disputar o vegetal. 

 

Segundo a nutricionista Mariana Ravagnolli, a técnica consiste em familiarizar a criança com o alimento e mudar a imagem que ela tem dele, para que possa comer naturalmente. “É para fazer uma amizade com o alimento, para, na refeição, na hora em que elas reconhecerem a arvorezinha no prato, elas vão comer por livre e espontânea vontade“, explica ela. 

 

Vale lembrar que a técnica foi aplicada para combater problemas alimentares. A nutricionista revela que as crianças que chegam à ONG apresentam desnutrição, sobrepeso e baixa estrutura, causados pela falta de nutrientes. “A gente fala sobre um furacão da desnutrição. São muitos elementos envolvidos que levam a criança a ter ficado nessa situação de subnutrição ou de obesidade“. 

Leia Também

ARTIGOS RELACIONADOS

error: Conteúdo Protegido!

AdBlock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios.