Campeonatos InternacionaisESPORTES

UEFA Champions League: confira tudo sobre os classificados à segunda fase do torneio

Ingleses dominam e levam cinco equipes para o mata-mata da Champions League.

A fase de grupos da UEFA Champions League chegou ao fim. Após 6 rodadas, somente 16 das 32 equipes se classificaram para as oitavas de final, o período mata-mata da competição. Dentre elas, cinco da Inglaterra, três da Espanha e duas da Itália. Portugal, Ucrânia, Suíça, Turquia, França e Alemanha tem um representante cada.

 

Pelo grupo A, o Manchester United se classificou em primeiro, com cinco vitórias e uma derrota, somando no total 83% de aproveitamento dos pontos. O segundo colocado vem da Suíça; uma das equipes mais surpreendentes até então, o Basel, classificado com quatro vitórias e apenas duas derrotas, totalizando 66% de aproveitamento. O destaque negativo do grupo é o Benfica, consagrando a pior campanha de uma equipe portuguesa na fase de grupos da Champions League, tomando o lugar pertencente ao Sporting de 2000/01, que somou dois pontos.

 

O grupo B foi amplamente dominado por Paris Saint-Germain e Bayern de Munique, como o esperado. As duas equipes terminaram empatadas em pontos, ambas com cinco vitórias e uma derrota, 83% de aproveitamento dos pontos. Vantagem para os franceses devido ao saldo de gols medido pelo confronto direto; primeiro jogo 3 a 0 em Paris, para os donos da casa e o segundo 3 a 1 para a equipe da Bavária.

 

Pelo grupo C, Roma e Chelsea desbancaram Atlético de Madrid e Qarabag, assegurando a vaga para as oitavas de final com campanhas iguais: três vitórias, dois empates e uma derrota para cada, ao todo, 61% de aproveitamento. Os romanos asseguram a primeira colocação devido ao confronto direto com os ingleses; empate por 3 a 3 no Stamford Bridge e vitória por 3 a 0 em Roma.

 

O grupo D classificou Barcelona de uma forma mais tranquila, com quatro vitórias e dois empates, somando 77% de aproveitamento. A Juventus, outra classificada do grupo, só confirmou sua tranquilidade na última rodada, vencendo o Olympiakos por 2 a 0, na Grécia.

 

Pelo grupo E, o Liverpool se classificou após nove anos de espera. A última vez, em 2008, a equipe inglesa contava com Diego Cavalieri, no auge de seus 24 anos. O Sevilla, um dos representantes da espanha conseguiu a segunda vaga, após uma campanha de nove pontos, a pior entre os classificados.

 

O grupo F conta com Manchester CityShakhtar Donetsk, classificados nesta ordem. Os ingleses só perderam o último jogo, para o próprio Shakhtar, por 2 a 1. Os ucranianos comemoram uma vaga que fez até o treinador se vestir de zorro, como pagamento de promessa.

 

O grupo G classificou Besiktas e Porto, nesta ordem. Os turcos, apesar de conhecidos pela torcida forte, foram visitantes desegradáveis, vencendo todas as partidas que disputaram longe de seus domínios. O Porto ficou com a vaga pela má fase do Monaco e a falta de tradição do RB Leipzig, mostrando um futebol um pouco apático.

 

Para fechar, pelo grupo H, com três potências do futebol europeu, Borussia Dortmund, Real Madrid e Tottenham chegaram, a princípio, para disputar de forma acirrada as duas vagas, mas esqueceram de combinar com os ingleses, que não tomaram conhecimento da força dos adversários, terminando com cinco vitórias, um empate e o estigma de melhor campanha da fase de grupos, com 16 pontos. Em segundo, o bicho-papão da Champions, o Real Madrid, perdeu apenas para o Tottenham e vem em busca de sua decima terceira conquista.

Leia Também

ARTIGOS RELACIONADOS

error: Conteúdo Protegido!

AdBlock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios.