DietasVARIEDADES

Estudo revela dieta capaz de reverter diabetes

De acordo com o estudo, a dieta pode reverter a diabetes completamente. Confira!

 Uma pesquisa ambiciosa revelou que há uma dieta capaz de reverter a diabetes tipo 2 por completo. De acordo com a pesquisa, publicada no periódico The Lancet, o tratamento pode funcionar até mesmo em pacientes que convivem há mais de seis anos com a doença. 

 

Pesquisadores do Reino Unido fizeram experiência com pessoas portadoras de diabetes. Eles utilizaram a perda de peso como um dos principais medidores para saber se as pessoas poderiam se livrar dos medicamentos, além de não apresentarem mais sintomas e complicações. O resultado mostrou que a maioria das pessoas teve avanço: nove deles perderam 15 kg e tiveram remissão completa da doença. 

 

Roy Toler, um dos autores do estudo, ressalta a importância de novos tratamentos para a diabetes: “Essa descoberta pode revolucionar a forma como o diabetes é tratado. Nossa abordagem tem como base a causa subjacente da condição (sobrepeso), para que possamos direcionar o tratamento de forma efetiva“. 

Como funciona a dieta 

A dieta consiste em quatro refeições diárias de baixa caloria. É conhecida também como “dieta líquida”, por priorizar alimentos como sopa e vitaminas. Os participantes da experiência seguiram esta dieta em um período de três a cinco meses, além de fazerem atividades físicas e terapia cognitivo-comportamental como uma maneira de fortalecer o processo. 

 

 

A dieta do tipo sanguíneo funciona?

 

A dieta do tipo sanguíneo está entre as queridinhas do momento e é vista como uma ótima forma de emagrecimento e melhora da saúde. Apesar de ter sido divulgada no Brasil recentemente, ela já vem sendo utilizada em outros países desde 1996, quando Peter D’Adamo publicou um livro chamado Eat Right 4 Your Type, traduzido para o português como A Dieta do Tipo Sanguíneo.

 

Para D’Adamo cada tipo sanguíneo processa os alimentos de forma diferente e isso pode facilitar ou dificultar a adesão do indivíduo a determinados tipos de dieta. Com base nisso, ele criou listas de alimentos benéficos, neutros e nocivos para cada um dos quatro tipos de sangue (A, B, AB e O). Os alimentos nocivos devem ser cortados do cardápio, os neutros consumidos com moderação e os benéficos podem ser consumidos diariamente. Mas será que esse método realmente funciona? O que os cientistas dizem a respeito dele?

 

Um estudo publicado no periódico The American Journal of Clinical Nutrition mostrou que alguns tipos sanguíneos são mais vulneráveis a certas doenças e que variações genéticas podem gerar respostas diferenciadas às dietas específicas. Contudo, a pesquisa revelou também que foram feitos poucos estudos sobre essa metodologia e que os resultados encontrados até então não são o suficiente para comprovar sua eficácia.

Leia Também

ARTIGOS RELACIONADOS

error: Conteúdo Protegido!

AdBlock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios.