MundoNOTÍCIAS

Líder máximo do grupo terrorista ETA, Mikel Irastorza, é detido na França

De acordo com um comunicado feito pelo ministério do Interior espanhol, o atual líder do grupo armado da organização separatista basca ETA, Mikel Irastorza, foi detido na França, na região de Ascain, no Departamento dos Pirineus Atlânticos, próximo à fronteira com a Espanha.

Segundo informações do ministério, Mikel Irastorza estava foragido desde 2008, e era a autoridade máxima da organização terrorista ETA, responsável por ditar as diretrizes que deveriam ser seguidas por todas as camadas que a compunham.

Mikel Irastorza tem 41 anos e é natural da cidade de San Sebastián, localizada no norte da Espanha. O líder terrorista foi encontrado no interior de uma casa, alojado pelo casal espanhol, Xabi Arin Baztarica (59 anos) e Denise (56 anos), cujo sobrenome não foi divulgado. 

A operação que levou à captura do líder do ETA, foi realizada a partir da parceria entre a Guarda Civil espanhola e a Direção Geral de Segurança Interior (DGSI), e marca um duro golpe contra a organização armada.

O ETA foi fundado em 1959, e é responsabilizado por cerca de 800 mortes durante 40 anos de guerra pela independência do pas de Basco e de Navarra. Atualmente, o grupo possui 400 membros detidos, estando com uma capacidade reduzida, onde segundo as forças antiterroristas espanholas e francesas, apenas 20 ainda seguem foragidos.

Leia Também

Matheus Dayrell Reis

Sócio-fundador e redator do portal 1News Brasil. Contato: matheus@1news.com.br

ARTIGOS RELACIONADOS

error: Conteúdo Protegido!

AdBlock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios.