BrasilNOTÍCIAS

Atenção pais: crianças agressivas pode ser sinal de transtorno

Papais e mamães bem sabem que toda criança tem o seu momento de fazer birra. Porém há casos que elas ultrapassam os limites e desafiam ao extremo os pais e os professores. Essa atitude, em alguns casos, não caracteriza uma criança mal-educada ou de personalidade forte, mas, sintoma de um Transtorno Opositivo-Desafiador (TOD).

Para o neuropediatra Dr. Clay Brites, pesquisador e doutorando do Laboratório de Dificuldades e Distúrbios da Aprendizagem e Transtornos de Atenção (Disapre), da UNICAMP, é frequente observar nas crianças com TOD um descontrole emocional, além de terem um perfil de discussão frequente com os adultos, desafiando e se recusando a seguir regras. “Não reconhecem erros e se ressentem demais chegando a agir de forma vingativa”.

Segundo o Dr Brites o transtorno pode ocorrer com qualquer um, mas é comum em pacientes diagnosticados com o TEA (Transtornos do Espectro Autista), o TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) ou em pacientes com transtornos de Humor.

 

O TOD faz com que a criança sofra discriminação e bullyng, perca amizade com os coleguinhas e outras oportunidades que a infância proporciona. Muitos pais acabam deixando a criança em casa ou com parentes em ocasiões sociais e festivas por conta do comportamento dela.

Leia Também

Marli Prado Ulprist

Jornalista, assessora de imprensa e sócia - diretora do 1 News Brasil, formada há mais de 10 anos em comunicação social com habilitação em jornalismo. Amo a minha profissão e escrever é o que mais gosto, é mais que um hobby, é muito amor envolvido em cada matéria. Para entrar em contato comigo mande um e-mail para marli@1news.com.br

ARTIGOS RELACIONADOS

error: Conteúdo Protegido!

AdBlock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios.