SaúdeVARIEDADES

Saúde mental: saiba algumas dicas para manter o cérebro ativo e saudável

Alvo de muitos estudos, o cérebro tem funções extremamente importantes no corpo humano. Por isso, as pessoas estão mais preocupadas em estimulá-lo e mantê-lo ativo, até para evitar ou retardar doenças como Alzheimer, que afetam a memória e a atenção. 

Alguns especialistas, durante um encontro em Washington, falaram sobre atividades cognitivas e intelectuais que se pode fazer no dia a dia e ajudam a manter o cérebro bem ativo. Elas são bem simples e, se feitas diariamente, podem melhorar a qualidade de vida. Veja! 

Propor metas e desafios intelectuais: o cientista argentino Facundo Manes acredita que atividades como essas, que incluem leitura, escrita e a aprendizagem de coisas novas, trabalham mais o cérebro, mantendo-o em atividade. Uma boa dica é aprender um novo idioma. 

Cultivar bons relacionamentos: essa atitude nos dá prazer e sensação de bem-estar e segurança. Pode ajudar a ativar a dopamina, hormônio do prazer. 

Reconhecer seus sentimentos: ou seja, aceitar o sentimento que cada momento proporciona. Chorar quando está triste, com dor ou até com alegria. 

Pensar positivamente: segundo os estudiosos, isso também afeta o desempenho do cérebro. Todos temos pensamentos tóxicos, porém os que tendem a ver o lado negativo sempre têm mais tendência a serem depressivos e ansiosos. 

Boa alimentação: a boa alimentação não faz bem apenas ao aparelho digestivo, mas também ao cérebro. 

Praticar atividade física: promove uma união entre memória ativa, o corpo saudável e a vida social. Se for um esporte que exija atenção, ainda melhor. Além de tudo, pode gerar prazer. 

Leia Também

ARTIGOS RELACIONADOS

error: Conteúdo Protegido!

AdBlock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios.