Celulares e AplicativosTECNOLOGIA

Cientistas criam projeto para criação de genoma humano sintético

Após algumas seções secretas no prédio de medicina da Universidade de Harvard, cientistas norte-americanos anunciaram projeto para criar o genoma humano sintético.

O genoma é formado por 23 pares de cromossomos, localizados no núcleo de cada célula do corpo, onde se encontram gravadas as características físicas responsáveis pelo desenvolvimento biológico de cada indivíduo, incluindo até mesmo as doenças hereditárias.

O projeto Human Genome Project – Write (HGP-write) ou em português ‘Projeto de Escrita do Genoma Humano’, irá tornar possível a criação de seres humanos sem necessitar país biológicos. Isso acabou gerando muita polêmica na comunidade científica americana.

O geneticista Jef Boeke, do Centro Médico Langone, da Universidade de Nova York é quem lidera a equipe. Eles esperam conseguir um investimento de 100 milhões de dólares para dar início ao projeto ainda este ano, e avaliam que o valor do projeto sairá menor que os 3 milhões de dólares gastos no Projeto Genoma Humano, que fez pela primeira vez o mapeamento de DNA humano, em 2003.

A equipe de pesquisadores defendem a utilização do projeto, afirmando que suas principais aplicações serão a possibilidade de se criar órgãos humanos para transplantes e a produção de células resistentes a todos os vírus e tipos de câncer.

Porém as opiniões da população e de outros cientistas sobre as implicações éticas e teológicas do projeto, defendem seus pontos de vista, afirmando que o projeto deveria ter sido avaliado antes mesmo de ser apresentado, e também sob quais circunstâncias essa nova tecnologia deve se tornar realidade.

E você, aprovaria a criação do projeto? Deixe sua opinião nos comentários.

Leia Também

ARTIGOS RELACIONADOS

error: Conteúdo Protegido!

AdBlock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios.