9 dicas para uma 'boa primeira impressão'

Confira dicas para causar uma 'boa primeira impressão' válidas para encontros ou entrevista de emprego.

Por: Matheus Dayrell Reis 28/10/2016 - 10:51
Facebukando
Compartilhar

Especialistas acreditam que uma "boa primeira impressão" é tão importante para a conquista de um emprego quanto o conhecimento relativo a área. Ressaltando também a importância que seus contatos podem ter sobre sua vida profissional e sua vida pessoal, torna-se imprescindível que ao primeiro contato ao conhecer uma pessoa ou em uma entrevista de emprego seja passada uma determinada imagem, que gere confiança e admiração. Pensando nisso, separamos 9 dicas que podem lhe ser muito úteis. Confira!

 

Dica 1- Não se intimide

 

Instintivamente ao conhecermos alguém, entramos em estado de 'fuga ou luta' ou de 'ficar na defensiva'. Pois bem, presta atenção aos sinais da outra pessoa e também aos seus, para que não passe a impressão de assustado, assustador ou acuado. Assim, você estará demostrando ser uma pessoa segura e poderá contribuir para que a pessoa haja com mais naturidade ao conhecê-lo.

 

Dica 2- Respeite os limites

 

O espaço pessoal é relativo e varia de pessoa para pessoa. Preste atenção aos sinais dados e tome muito cuidado para não invadir a privacidade ou espaço alheio. você pode ser visto como uma pessoa chata ou desrespeitosa. Aproxime-se conforme a liberdade dada e assim não será inconveniente.

 

Dica 3- Cumpra as expectativas

 

Já conheceu alguém pela internet ou situações parecida e, quando a encontrou pessoalmente teve a impressão de que não era a mesma pessoa? Não estamos falando de aparência física, mas sim de personalidades. Às vezes a pessoa parece ser tão legal por mensagens, telefone,mas pessoalmente parece muda e isso pode gerar uma grande decepção. Então não crie para você uma personalidade que não poderá manter, seja para uma entrevista de emprego ou para um encontro do Tinder. Lembre-se que você estará sendo avaliado a partir do primeiro contato.

 

Dica 4- Seja positivo

 

Quando se apresentar, procure manter o cantato visual e sorrir, até mesmo enquanto conta histórias ou explica situações. É importante que para uma 'primeira boa impressão' você seja associado a bons sentimentos como alegria, gratidão, procure mostrar que você consegue enxergar um lado positivo em ocasiões onde pareciam não existir.

 

Dica 5- Gerencie seu humor

 

Se você conseguir projetar a positividade abordada no tópico acima aos olhos de quem o avalia, pode ter certeza que está ganhado muitos pontos e, mesmo que não perceba isso, inconscientemente você perceberá e isso o ajudará a ficar menos ansioso e fará com que o seu entusiasmo, confiança e humor fluam naturalmente, tornando a conversa ou entrevista de emprego menos difícil.

 

Dica 6- Esteja em sintonia

 

Lembre-se de prestar atenção não só aos sinais da outra pessoa mas também aos seus próprios. Ratifique-se que seus sinais corporais, palavras e tom de voz estejam expressando a mesma coisa. Não adianta se mostrar calmo se seu tom de voz expressa raiva ou frustração e suas pernas tremem por debaixo da mesa.

 

Dica 7- Seja Curiuso

 

Todas ou pelo menos a maioria das pessoas gistam de sentir importantes, então se mostre interessado quando elas falarem, se mostre curioso, faça perguntas, mantenha o contato visual. Fazendo assim, o encontro ou entrevista de emprego se tornará mais agradável. Pelo menos, mais agradável que uma sessão de perguntas e respostas.

 

Dica 8- Pense sobre você

 

Para um primeiro encontro ou entrevista de emprego prepare um pouco o que falou sobre você. Não significa que você deve preparar um texto e decorá-lo, mas se for o caso ensaie em casa sobre uma forma natural de falar sobre você. Imagine-se como um vendedor, no qual você é o produto.

 

Dica 9- Seja educado

 

Educação é sempre bem vinda, então seja educado ao conhecer alguém, mesmo que o encontro não pareça promissor. Vai que daí a algum tempo você volte a encontrar com essa pessoa em uma empresa que você procure emprego.

Leia Também


Comentários


VENHA FAZER PARTE DO
1NEWS BRASIL

O Portal 1News Brasil é a primeira plataforma
de jornalismo independente 100% brasileira.

Alcance milhares de leitores com artigos relevantes
Ganhe dinheiro com os acessos em seu artigo
Utilize suas redes sociais para divulgar seus artigos
e faturar cada vez mais

Cadastre-se e Comece a Ganhar



Entrar Fechar

Esqueceu a senha?