Qual o verdadeiro significado do Natal?

Professor e arqueólogo da Unicamp, Pedro Paulo Funari explica de onde surgiu a comemoração.

Por: Nellysson Silva 24/12/2016 - 16:47
Reprodução: Terra

Então é Natal. Papai Noel, presentes, árvore e ceia são os símbolos dessa data tão especial para muitas pessoas. Mas, de onde surgiu toda essa tradição?

O arqueólogo e também professor da Unicamp, Pedro Paulo Funari explica que a comemoração do Natal surgiu na verdade para ritos pagãos. A festa começou a ser comemorada muito antes do nascimento de Jesus Cristo e do calendário do ciclo solar.

Segundo o professor, a data surgiu para comemorar o dia mais curto do ano, em dezembro, no Hemisfério Norte. Já em Roma, a data de 25 de dezembro tinha associação à comemoração do Deus Sol, pois após o dia mais curto do ano, o sol voltaria a brilhar por mais tempo.

Já no Cristianismo a data começou a ser comemorada por volta do século IV, quando findou a perseguição religiosa por parte de Constantino, o imperador. Trocando em miúdos, a Igreja Católica adotou a comemoração que antes era pagã como a mais importante. Após essa adoção, com o poder que a Igreja ganhou, ela começou a perseguir aqueles que comemoravam a data no seu formato original, o dia do Deus Sol.

A data se tornou a partir do século XX mais comercial do que religiosa, pois mesmo aqueles que não são praticantes de nenhuma religião participam da ceia e também da troca de presentes entre os familiares.

Não importa a principal razão para se comemorar o Natal, o que vale mesmo é a união que a data proporciona aos familiares e amigos, que juntos celebram a data em paz e fraternidade. 

Nellysson Silva

Redator e sócio-fundador do portal 1News Brasil. Quer falar comigo? Fique à vontade: [email protected]

Leia Também

Comentários


VENHA FAZER PARTE DO
1NEWS BRASIL

O Portal 1News Brasil é a primeira plataforma
de jornalismo independente 100% brasileira.

Alcance milhares de leitores com artigos relevantes
Ganhe dinheiro com os acessos em seu artigo
Utilize suas redes sociais para divulgar seus artigos
e faturar cada vez mais

Cadastre-se e Comece a Ganhar



Entrar Fechar

Esqueceu a senha?