CulturaVARIEDADES

9 de julho é celebrado o Dia de Nossa Senhora da Paz

O Dia de Nossa Senhora da Paz é celebrado em todo o mundo no dia 09 de julho. Há duas versões bastante diferentes que contam a origem da devoção à Nossa Senhora. Uma delas é a de que ela é padroeira de El Salvador, pois, certa vez, Maria foi invocada para que um vulcão tivesse as suas lavas desviadas da cidade, tanto que, neste país, a imagem da Santa tem em sua mão uma palma de ouro para lembrar a proteção que ela deu para o povo.

Já na história espanhola, a data é do século IX, mais especificamente na cidade de Toledo quando ocorria a invasão dos mouros na Península Ibérica. Quando eles chegaram ao local, eles tomaram uma igreja dedicada à Nossa Senhora e a transformaram em uma mesquita. Quando o poder foi retomado pela Espanha, o rei Afonso VI fez um acordo para que o local continuasse como mesquita. A população liderada pelo arcebispo e pela rainha saiu em protesto, vestidos de luto.

O rei ficou irritado com isso e mandou punir a todos, inclusive esposa e arcebispo. Os fiéis ficaram temerosos e pediram intercessão de Maria para que o rei tivesse piedade, foi quando os mouros devolveram a mesquita e uma grande procissão marcou o retorno da imagem para a igreja. Esta passou a ser venerada como Nossa Senhora da Paz, que tem em sua representação um ramo de oliveira em sua mão, símbolo da paz.

Dentre inúmeros países e cidades do mundo, Nossa Senhora da Paz é padroeira do município de Bálsamo, interior de São Paulo.

Leia Também

ARTIGOS RELACIONADOS

error: Conteúdo Protegido!

AdBlock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios.