Animais de EstimaçãoCASA E COZINHA

Cães miniaturas: raças manipuladas que já nascem condenadas

Pouca gente sabe, mas a Confederação Brasileira de Cinofilia, filiada à Federação Cinológica Internacional, não reconhece as raças miniaturas. Portanto, cães como toy, mini, micro, e zero não existem. Muitas pessoas afirmam ser especialistas nestas raças, mas os ânimos em possuir um “micro amigo” devem ser contidos, e a sua compra evitada, para que criadores inescrupulosos não continuem a reproduzi-los.

Quando alguém adquire um exemplar dessas raças, ele deve saber que seu cão terá uma vida muito difícil, por já nascerem com diversos problemas genéticos e congênitos graves que os acompanharão por toda vida, independente do quão bem sejam cuidados.

Especialistas julgam que adultos com peso inferior a 1,5kg, podem morrer por uma simples queda do sofá ou da cama, pela extrema fragilidade de sua estrutura óssea. As fêmeas na maioria das vezes são incapazes de agüentar uma estação completa, devido a sua frágil estrutura física, tendo assim partos prematuros em que muitas vezes chegam a morrer no processo.

Cães “zero” muitas vezes apresentam moleira aberta, epilepsia e características de nanismo como cabeça abobadada, olhos grandes demais, entre outras características que os tornam desproporcionais a raça real. 

Veja algumas raças e seus problemas mais comuns:

Micro Shih tzu

Tamanho: 26,7 centímetros

Problemas de congênitos: hipotireoidismo, doença no disco invertebral, problemas respiratórios e oculares.

Micro Poodle

Tamanho: até 28 centímetros

Problemas de congênitos: catarata, entrópio, epilepsia, torção gástrica, osteossarcoma e doença de von Willebrand.

Micro Yorkshire

Tamanho: até 17 centímetros

Problemas de congênitos: Ceratite, bronquite, catarata, Linfangiectasia intestinal (dilatação dos vasos linfáticos da mucosa intestinal) e desvio portossistêmico (anomalia hepática).

Micro Chihuahua

Tamanho: até 22 centímetros

Problemas de congênitos: dentes fracos, hidrocefalia, moleira aberta, hipoglecimia, doenças crônicas bronquite e coração.

Micro Maltês

Tamanho: até 28 centímetros

Problemas de congênitos: graves problemas oculares e dentição irregular e prejudicial.

Leia Também

Matheus Dayrell Reis

Sócio-fundador e redator do portal 1News Brasil. Contato: matheus@1news.com.br

ARTIGOS RELACIONADOS

error: Conteúdo Protegido!

AdBlock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios.