EconomiaNOTÍCIAS

Maconha poderia render mais R$6 bilhões por ano caso fosse legalizada

De acordo com a Consultoria Legislativa da Câmara Dos Deputados, se a maconha fosse legalizada no Brasil, o seu mercado movimentaria um valor de R$6 bilhões por ano. O valor foi divulgado a pedido do deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ).

Em 2005, uma pesquisa de consumo apontou que 2,7 milhões de pessoas usavam a droga no país, correspondente a 1,8% dos brasileiros. Este estudo foi relacionado a legalização da maconha no Uruguai, onde foi limitado a 40 gramas por usuário no mês.

Nos Estados Unidos, 1 grama da droga custa em torno de 1,20 dólares, o que corresponderia a 4,20 reais no Brasil. Com base nestes cálculos, estima-se que cada usuário gastaria cerca de 2.073 reais por ano. Juntando todos os usuários, este valor seria próximo aos 5,69 bilhões em um ano.

Porém um estudo feito no estado americano do Colorado, onde a droga foi legalizada, mostrou um aumento de 17% de crescimento dos usuários no primeiro ano após a liberação da droga. Aplicando este aumento nos usuários brasileiros, o mercado passaria de 5,69 bilhões para 6,68 bilhões por ano. Além do valor arrecadado, o estudo mostra que seriam economizados cerca de 1 bilhão em investigações, detenções, processos, julgamentos e em prisões, já que o número de traficantes seria reduzido.

Você concorda com a legalização da maconha? Ou vê isso como uma manobra do governo para se arrecadar mais impostos. Deixe sua opinião nos comentários.

Leia Também

Matheus Dayrell Reis

Sócio-fundador e redator do portal 1News Brasil. Contato: matheus@1news.com.br

ARTIGOS RELACIONADOS

error: Conteúdo Protegido!

AdBlock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios.