Senado aprova projeto para cobrar ISS do Netflix, Spotify e outras empresas do setor

Agora só falta o presidente Michel Temer sancioar a lei, para que dentro de alguns meses o imposto comece a ser cobrado.

Por: Russel 14/12/2016 - 19:59
Reprodução/bp
Compartilhar

A proposta aprovada no Senado é para que os serviços que oferecem conteúdo de áudio, vídeo, imagem e até de texto, através da internet, tenham que pagar uma alíquota de 2%. Foram 63 votos a favor e somente 3 contra em votação realizada nesta quarta-feira (14). O projeto tem como principal objetivo, ampliar a lista dos serviços que são obrigados a pagar o ISS - Imposto Sobre Serviço.

O Spotify, assim como o Netflix, serão atingidos pela cobrança da taxa e os usuários já temem que as empresas acabem aumentando os preços, para compensar o gasto que agora terão. Livros e jornais na internet não irão ter que pagar o ISS. Agora só falta o presidente Michel Temer sancionar a proposta para que ela entre em vigor, 90 dias após ser publicada no Diário Oficial da União.

Quem votou a favor da medida afirma que essa é uma excelente forma de dar um alívio às dificuldades financeiras que os municípios brasileiros estão enfrentando. Como exemplo podemos citar o Spotify e a Netflix, que terão os impostos recolhidos no local onde prestam o serviço, que atualmente não são tributados com ISS.

E a proposta tem outra polêmica, que é a questão da guerra fiscal entre os municípios, tendo ficado determinado que o imposto sempre será recolhido na cidade onde mora a pessoa que contratou determinado serviço.

Há uma certa pressão para que Michel Temer não sancione a nova lei, mas especialistas afirmam que é pouco provável que ele faça isso.

 

Leia Também


Comentários


VENHA FAZER PARTE DO
1NEWS BRASIL

O Portal 1News Brasil é a primeira plataforma
de jornalismo independente 100% brasileira.

Alcance milhares de leitores com artigos relevantes
Ganhe dinheiro com os acessos em seu artigo
Utilize suas redes sociais para divulgar seus artigos
e faturar cada vez mais

Cadastre-se e Comece a Ganhar



Entrar Fechar

Esqueceu a senha?